Entenda tudo sobre o Damper! Como funciona, tipos, mitos e erros.

Hoje, vamos falar sobre um componente essencial em máquinas de impressão, o Damper.


O Damper é um pequeno reservatório geralmente localizado entre a linha de tinta e a cabeça de impressão, e desempenha um papel crucial no sistema de alimentação de tinta, sendo responsável por três funções principais:

  • Amortecimento do fluxo de tinta;
  • Contenção da tinta para evitar vazamentos;
  • Filtragem da tinta e remoção de bolhas de ar.

A seguir, você verá todos os detalhes sobre o funcionamento do damper, e sobre como ele desempenha as funções citadas acima. Além disso, explicamos a verdade sobre os grandes mitos criados sobre o damper, como problemas no funcionamento e trocas de damper sem necessidade. Confira!

Como funciona um damper?


Quando uma máquina de impressão está em funcionamento, o carro se move de um lado para o outro. A tinta é transportada por uma mangueira até o damper, que a leva até o reservatório de tinta. Durante esse processo, o fluxo de tinta pode oscilar e criar variações de pressão. Essas oscilações de pressão podem prejudicar o desempenho da cabeça de impressão.
O damper tem a função de amortecer essas variações de pressão, garantindo que a tinta que entra na cabeça de impressão não sofra com essas oscilações. Além disso, o damper impede que a tinta escorra por baixo da cabeça, evitando vazamentos. Ele também possui um pequeno filtro para reter impurezas e pode remover pequenas bolhas de ar da linha de tinta.

Tipos de dampers


Existem dois tipos principais de dampers: o modelo padrão e o modelo valvulado. O damper valvulado é capaz de suportar uma pressão de tinta mais elevada do que o damper padrão. Essa característica é especialmente importante em máquinas com o reservatório de tinta acima da cabeça de impressão.
Os dampers são normalmente transparentes para facilitar a verificação do nível de tinta. No entanto, existem também dampers pretos, que são usados em máquinas com tinta UV para evitar a exposição à luz. A desvantagem dos dampers pretos, porém, é que não é possível ver se o damper está cheio ou vazio devido à cor.

Os mitos e erros relacionados aos dampers


Um dos principais erros cometidos em relação aos dampers é a troca indiscriminada sem necessidade. Muitas pessoas acreditam que a substituição do damper resolverá problemas na cabeça de impressão, quando na verdade o defeito pode estar em outro lugar.
Para verificar se um damper está com defeito, é importante observar se ele segura a tinta mesmo quando desconectado da cabeça de impressão. Se a tinta escorrer, o damper está com defeito. No entanto, é importante ressaltar que os dampers são componentes duráveis e raramente apresentam problemas em menos de um ano de uso.
Outra lenda relacionada aos dampers é o tamanho. O tamanho do damper não influencia na capacidade de abastecer a cabeça de impressão. O importante é verificar a pressão de todo o sistema de tinta, caso a tinta não esteja chegando na cabeça. Nesses casos, faz muito mais sentido alterar a altura do reservatório de tinta que abastece o damper.
Além disso, é importante mencionar que cada modelo de cabeça de impressão pode ter características específicas. Por exemplo, a cabeça i3200 possui uma arquitetura interna diferente das cabeças DX5, DX7 e XP600. Portanto, ao comprar um damper para a cabeça i3200, é essencial escolher um modelo adequado para garantir seu funcionamento correto.
Outro ponto importante é entender a vida útil da cabeça de impressão XP600. Essa cabeça é conhecida por ser barata, mas também tem uma vida útil relativamente curta. Após cerca de 6 meses a 1 ano de uso, é comum que um canal da cabeça queime. Nesses casos, a substituição da cabeça é a solução mais viável.

Tudo esclarecido sobre o damper?


Esperamos que nossa explicação tenha tirado todas as dúvidas sobre essa peça tão importante nas máquinas de impressão. Em resumo, é fundamental evitar a troca indiscriminada de dampers e buscar a verdadeira causa do problema, geralmente na cabeça de impressão. Os dampers são componentes duráveis e raramente apresentam defeitos em curtos períodos de tempo.
Na AKAD, os equipamentos são acompanhados com o tipo ideal de Damper para o seu funcionamento. Dê uma olhada nas nossas máquinas e suprimentos aqui no site!

por Akad

- 2203 visualizações

    Confira mais publicações: